contador

contador

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012


Chapéu Seletor


Chapéu Seletor (em Portugal Chapéu Seleccionador) é um objeto mágico pertencente à série de livros de Harry Potter. Ele possui uma aparência velha e suja, tipicamente associada a objetos de bruxos. O chapéu seleciona os alunos para cada uma das casas da escola.

Originalmente, o chapéu pontudo de bruxo que hoje é o chapéu seletor, pertencia a Godric Gryffindor. Ele foi enfeitiçado pelos quatro bruxos fundadores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, com um bocado de suas mentes e outro tanto de suas personalidades. Isso ocorreu porque, quando Hogwarts foi fundada, os quatro fundadores determinaram para cada um, uma Casa, que representaria muito da personalidade de cada bruxo fundador. Portanto, cada aluno que chegasse à escola era escolhido de acordo com os fundadores para a casa onde melhor se encaixasse.
Acontece, que eles precisavam de criar uma maneira de separar os alunos futuramente, quando não estivessem mais presentes para fazê-lo. A idéia de Gryffindor, foi então enfeitiçar o chapéu.

Hoje ele é o ponto alto da abertura do ano letivo em Hogwarts porque, no banquete de abertura, os alunos recém chegados devem passar pela cerimônia da escolha das casas.
Antes de começar o banquete, os alunos antigos já estão sentados nas mesas referentes às suas casas, aguardando os primeiranistas.
Os novatos ficam enfileirados ao lado do Saguão e a professora Minerva McGonagall explica a importância da cerimônia. Cada aluno será direcionado para uma das casas, Gryffindor, Hufflepuff, Ravenclaw e Slytherin, e daí para frente, assistirão as aulas, usarão o dormitório, sentarão à mesa e passarão o tempo livre na sala comunal da casa para a qual forem escolhidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário