contador

contador

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Vote!

Vote para Harry Potter e as relíquias da morte parte 2 ganhar o Oscar na categoria Melhor Filme 
http://www.nme.com/awardsvote/offset/11
Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 e indicado ao óscar vote http://www.nme.com/awardsvote/offset/11

2012: Um ano com Harry Potter

Espaço dedicado à expressão de dores, cores, sabores, amores, clamores, humores e todas as palavras que possam rimar sobre o amor de um fã de Harry Potter.


                                         Um ano com Harry Potter


E mais um ano começa. Um ano que não será recheado de novas notícias. Um ano sem mais estreias. Um ano em que a nossa missão será de manter a magia viva. E quem sabe até difundi-la para a nova geração de crianças, e, por que não, de adultos. Tentar introduzi-los em um mundo onde quase tudo é possível, um mundo onde até ir à escola pode ser divertido, um mundo que uma incrível mulher resolveu compartilhar conosco.

Falando nesse mundo literalmente mágico, quem não vai querer, durante esse ano, visitá-lo novamente? Sendo pelas páginas ou pela tela, como já dizia uma sábia senhora de Yate (Inglaterra), Hogwarts sempre estará lá para nos receber de braços abertos. Que tal dar um novo olá para Harry, Rony e Hermione como se fosse o primeiro? Ou ler as frases e ver as cenas contempladas por tantas vezes e ainda ser capaz de se emocionar? Ou talvez ouvir aquela música da trilha sonora que faz sua cabeça viajar por todos os momentos vividos com Harry, por Harry, para Harry?

Quantas vezes não tentamos acender uma luz com um Lumus ou abrir uma porta com um Alohomorra? E quantas vezes isso não nos fez feliz? Reler um livro ou rever um filme, com todos a sua volta perguntando: “Harry Potter de novo?” e não dar à mínima, porque se há pessoas perguntando isso, tenha certeza de que não compreendem o que é amor de fã.

Se o ano que passou foi carregado de tristeza por causa de um adeus que ninguém gostou de dar, 2012 servirá para mostrar como a história do menino que sobreviveu transformou as nossas vidas e que é hora de seguirmos em frente, sempre se orgulhando em poder dizer: “Eu permaneci fiel a Harry até o fim. E para além dele.” 
Caros fãs de Harry Potter estamos planejando sorteios de livro e filmes do Harry Potter logo terá mais informações de como participar. HP Forever

Beco Diagonal

Diagon-Al ou nas edições recentes Ruela Diagonal (Portugal) ou Beco Diagonal (Brasil) é um local fictício, no universo dos livros e filmes da série de Harry Potter. O Beco é o lugar onde os bruxos vão para fazer suas compras, que incluem "caldeirões de todos os tamanhos", até animais de estimação, como ratos, corujas e sapos. O Caldeirão Furado, bar que serve de entrada para o Beco, fica na rua Charing Cross, em Londres. Harry conhece o Beco antes de ir para Hogwarts, quando Hagrid o leva lá.
Lojas e outros estabelecimentos
Caldeirão Furado (Editora Rocco) / Caldeirão Escoante (Editorial Presença)

O Caldeirão Furado é um bar e hospedaria localizado em Londres. É um lugar famoso por esconder a passagem para o Beco Diagonal. É um barzinho sujo e malcheiroso.

Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry tem a impressão de que só ele e Hagrid vêem o bar, mais isso é por causa de um feitiço antitrouxa que faz com que eles enxerguem um barzinho caindo aos pedaços ao invés do Caldeirão Furado. Em Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, Harry hospedou-se no bar por uns dias, depois de ter fugido da casa dos tios por fazer com que sua tia Guida inflasse como um balão.

Madame Malkin - Roupas para todas as ocasiões
Vende roupas bruxas, como vestes de gala e o uniforme dos alunos de Hogwarts. Quando Harry entra pela primeira vez na loja a primeira pessoa que encontra é Draco Malfoy, que mais tarde será um de seus piores inimigos.
Olivaras (Editora Rocco) / Olivanders (Editorial Presença)
Famosa fabricante de varinhas, loja que Harry comprou sua varinha. Uma varinha rara que contém uma pena da fênix (que por coincidência é da fênix de Dumbledore, Fawkes) e essa fênix só deu mais uma pena, que acabou indo para a varinha de Lord Voldemort. A loja está aberta desde 382 a.C..O dono, Olivaras, desaparece no sexto livro e a loja é fechada.
Artigos de Qualidade para Quadribol
Revendedora de produtos para o Quadribol, esporte mais popular entre os bruxos. Foi lá que Harry viu pela primeira vez a Nimbus 2000 e a Firebolt, que viriam a ser suas um tempo depois.
Floreios e Borrões (Editora Rocco) / Borrões e Floreados (Editorial Presença)
É a livraria onde Harry e seus amigos compram os livros de Hogwarts. Em Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, o dono da livraria quase pira quando recebe uma grande encomenda de O livro monstruoso dos monstros. Esses livros tem o péssimo hábito de morder quem os tentar abrir sem fazer carinho.

Empório das Corujas

Loja de corujas-correio. Foi lá que Harry ganhou a Edwiges de Hagrid aos 11 anos, como presente de aniversário.


Sorveteria Florean Fortescue

Florean Fortescue é o dono. Florean desapareceu no sexto livro, então ela fechou. Harry fazia lições de casa lá, com ajuda do próprio Florean, em Prisioneiro de Azkaban.Harry sempre ganhava sundae de graça, quando ia fazer as lições.


Farmácia Mullpeppers

É uma farmácia com várias ingredientes de poções diferentes, como cascas de besouros, fígado de dragão, espinha de peixe-leão, essencia de beladona etc.


Loja de caldeirões

Ostenta a placa "Caldeirões - Todos os Tamanhos: Cobre, Latão, Estanho, Prata, Ouro - Automexediço - Dobrável"

Gemialidades Weasley (Rocco) / Magias Mirabolantes dos Weasleys (Presença)
Loja criada pelos Gêmeos Weasley para vender os seus maravilhosos "produtos". Ela foi construída com o dinheiro que Harry doou para eles quando ganhou o Torneio Tribruxo. Lá vende-se artigos para os alunos esforçados (como os gêmeos) como o Kit Mata-aula. As informações sobre os produtos de travessura criados pelos gêmeos aparecem em "A Ordem da Fênix".




Banco Gringotes

É o banco, com filiais em vários países, usado pela comunidade mágica da série Harry Potter. Ele fica num edifício de mármore branco, localizado no Beco Diagonal e é administrado por duendes, muito inteligentes mas não muito amigáveis.

Segundo Rúbeo Hagrid, não tem lugar no mundo mais seguro, a não ser Hogwarts. A segurança do banco é feita por dragões que guardam os cofres subterrâneos, acessíveis por meio de um sistema de carrinhos de montanha-russa.

Foi assaltado duas vezes, uma por Voldemort e outra por Harry.

Gui Weasley trabalhava como desfazedor de feitiços na filial do Egito e, quando Voldemort ressurgiu, voltou para a filial inglesa (começando a namorar sua futura noiva, Fleur Delacour, que estava fazendo um estágio para aprimorar seu inglês).

O dinheiro do mundo mágico

O Galeão, os Sicles e os Nuques (ambos traduções de Lia Wyler para a edição brasileira) formam as três moedas que circulam em seu mundo. O sistema monetário é formado por essas três moedas, e também pelo banco, administrado por duendes, o Gringotes.
O Galeão de ouro é uma moeda de ouro, que equivale a 17 sicles;
Os Sicles são moedas de prata, sendo que um sicle equivale a 29 nuques;
Os Nuques são moedas de bronze.

Hogwarts



A Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts, ou simplesmente Hogwarts, é um internato de magia para feiticeiros e feiticeiras com idades entre os onze e dezessete anos. É o palco principal para os primeiros sete livros da série Harry Potter, de JK Rowling, cada livro equivalendo a um ano letivo. No volume derradeiro da série, Harry Potter e as Relíquias da Morte, a maior parte da história se passa fora de Hogwarts, uma vez que os personagens principais, Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger não atendem ao sétimo e último grau de ensino (embora Rowling tenha declarado que Hermione retorna à escola depois dos acontecimentos descritos em Harry Potter e as Relíquias da Morte para prestar os seus exames de Nível Incrivelmente Exaustivo em Magia). A batalha final no livro e na série, no entanto, ocorre em Hogwarts.
Rowling afirmou que pode ter intencionalmente "captado" o nome da planta cujo nome em inglês é hogwort (Croton capitatus), que tinha visto nos Jardins Botânicos Reais de Kew algum tempo antes de iniciar a série Harry Potter. Ainda assim, as expressões "the Hogwarts" e "Hoggwart" já haviam sido mencionadas na literatura antes da série, no livro de 1954 How to be Topp, escrito por Geoffrey Willans.
Hogwarts foi votada como a 36ª melhor instituição de ensino escocesa em uma lista online de 2008, superando a Loretto School, localizada em Edinburgo. Segundo um dos diretores da Listagem da Rede de Escolas Independentes, a escola fictícia foi adicionada ao ranking apenas como "uma brincadeira", e depois esteve disponível ao voto.

Terreno de Hogwarts

A propriedade de Hogwarts é extensa, abrangendo o enorme castelo, que possui várias torres e torreões com as respectivas salas de aulas, os professores, os Salões Comunais, os Dormitórios dos alunos, as Cozinhas de Hogwarts, o Salão Principal, o Salão de Entrada, enfim, todos os aposentos frequentados diariamente pelos alunos, professores e funcionários. No entanto, no exterior do castelo, encontra-se aFloresta Proibida, o Campo de Quidditch, a Cabana de Hagrid, o Lago Negro, as Estufas de Herbologia, o Salgueiro Lutador a casa dos gritos em baixo do salgueiro lutador e o Lugar da Corujas(Torre Oeste).
Como aparatar e desaparatar não é permitido nos terrenos da escola, devido a encantamentos de segurança, o Expresso de Hogwarts transporta os alunos para a estação de Hogsmeade. Os alunos do primeiro ano chegam à escola atravessando o lago negro em barcos de madeira. Enquanto os outros alunos vão em carruagens aparentemente sem cavalos, mas na realidade, puxadas por Testrálios, que só podem ser vistos por quem já viu a morte de perto. O lago de Hogwarts contém muitas criaturas mágicas como por exemplo a lula gigante, sereias, grindylows, entre outros.

Cada andar

Terrenos: Cabana do Hagrid, Campo de Quidditch, Floresta Proibida, Salgueiro Lutador, Portões de Hogwarts, cerca dos Hipogrifos, Estufas de Herbologia, Aula de Voo, Círculo de Pedra e Ponte Coberta.
Masmorras: Sala de Poções, Sala de Filch, Sala Comunal da Sonserina, sala onde estava guardado o Espelho de Ojesed.
Nível Térreo: Hall de Entrada, Salão Principal, Pátio Pavimentado, Passadeira e Arco de ouro e Salão de Duelos.
Primeiro Andar: Sala de História da Magia, Sala de Transfiguração, Ponte de Pedra, Pátio de Transfiguração, Entrada da Passadeira.
Segundo Andar: Sala de Feitiços, banheiro da Murta Que Geme e a Entrada para a Câmara Secreta, localizada na pia do banheiro da Murta.
Terceiro Andar: Sala de Defesa Contra as Artes das Trevas, Sala dos Troféus, Ponte Suspensa, Corredor Escuro onde Fofo (o cérbero que pertenceu a Hagrid em Harry Potter e a Pedra Filosofal) se encontrava escondido.
Quarto Andar: Ala Hospitalar, Biblioteca, Torre do Relógio.
Quinto Andar: Banheiro dos Monitores, Topo da Torre do Relógio, e Sala de Estudo dos Trouxas.
Sexto Andar: Sala de Aritmância, Sala de Runas Antigas e a Sala Comunal de Corvinal.
Sétimo Andar: Sala Comunal da Grifinória, Entrada para o gabinete do Diretor, Sala Precisa, Sala de Adivinhação, Torre de Astronomia.
Subsolo: Sala Comunal da Lufa-Lufa, Cozinhas, Reservatório de poções, Câmara Secreta.

História

Há mais de 1000 anos Godric Griffyndor, Rowena Ravenclaw, Helga Hufflepuff e Salazar Slytherin, os maiores e melhores feiticeiros da época, juntaram-se para formar uma escola de magia e feiticaria. Juntos, eles construíram o castelo de Hogwarts, com o objetivo de educar os jovens que apresentassem algum talento mágico. Todos tinham qualidades singulares e distintas, e justamente por isso eles criaram casas para dividir os alunos de acordo com os próprios interesses. A história de Hogwarts está preservada de diversas formas no grande castelo, seja nos quadros, nos livros, nos fantasmas ou no próprio dispositivo mágico usado para a divisão dos alunos em casas, o Chapéu Seletor, que era o antigo chapéu de Godric Gryffindor. Porém um deles, Salazar Slytherin (fundador da Sonserina), não se dava bem com os outros três fundadores, pois queria que só fossem aceitos bruxos puro-sangue (de família inteiramente bruxa) e brigou com os outros. Construiu então uma câmara secreta que só seria aberta por seu descendente para que o monstro que ela guardava eliminasse todos os nascidos trouxas (sangue-ruim) que estivessem na escola. Essa câmara está no banheiro da Murta que Geme e aparece no filme Harry Potter e a Câmara Secreta.

Hino

   
Edição original
"Hogwarts, Hogwarts, Hoggy Warty Hogwarts,
Teach us something please,
Whether we be old and bald,
Or young with scabby knees,
Our heads could do with filling,
with some interesting stuff,
For now they're bare and full of air,
Dead flies and bits of fluff,
So teach us things worth knowing,
Bring back what we've forgotten,
Just do your best,
we'll do the rest,
And learn until our brains all rot."
   
Edição portuguesa
"Hogwarts, Hogwarts, infalível, Hogwarts,
Ensina-nos, por favor
Quer sejamos velhos e calvos
Ou jovens em pleno vigor,
Nossas mentes precisam de ser
Repletas de coisas interessantes
Pois estão vazias e cheias de ar
Como balões de gigantes.
Ensina-nos o que tiver valor
Faz-nos lembrar paz e tormenta
Dá o teu melhor, enche por favor
Toda a nossa massa cinzenta!"
   
Edição brasileira
"Hogwarts, Hogwarts, ó querida Hogwarts,
Venha nos ensinar
Quer sejamos velhos e calvos
Quer moços de pernas raladas,
Temos as cabeças precisadas
De ideias interessantes
Pois estão ocas e cheias de ar,
Moscas mortas e fios de cordão.
Nos ensine o que vale a pena
Faça lembrar o que já esquecemos
Faça o melhor, faremos o resto,
Estudaremos até o cérebro desmanchar"

Há algum tempo atrás os fãs se questionaram o porquê do hino só ter sido cantado no primeiro ano de Harry Potter em Hogwarts. Quanto a isso, a autora disse no seu site que "Dumbledore (o diretor) pediu que cantassem o hino quando ele se sentia particularmente esperançoso, talvez com a vinda de Harry à escola".
Em Harry Potter e o Cálice de Fogo (filme), foi gravada uma cena, que era logo no começo do ano, antes mesmo do Professor Alastor Moody chegar à escola, onde se mostram os alunos a cantar o hino. Contudo, a cena não bate com a descrição do livro, onde cada um canta no seu ritmo favorito, da maneira que quiserem, a partir da letra escrita por uma fita assemelhada a cetim conjurada pelo Professor Dumbledore, mas sim mostrava o professor conjurando a letra frase por frase, com uma bolinha pingando na sílaba que deve ser cantada. Mostram apenas os primeiros versos (Hogwarts, Hogwarts, Hoggy Warty, Hogwarts/ Teach us something please...), e não houve tradução dessa cena, já que ela foi cortada.
Após a Segunda Tarefa do Torneio Tribruxo, no mesmo filme, ouve-se o áudio de alunos a cantar o hino ao fundo. A tradução foi feita assim:
"Hogwarts, Hogwarts, ó querida Hogwarts, Vem nos ensinar, Quer sejamos velhos ou novatos no lugar..."
A parte restante da canção não pode ser escutada com clareza.

Avaliações



Plataforma 9 ¾
As avaliações acontecem todo o final de ano letivo, mas no quinto e sétimo ano, exames importantes são aplicados, e estes decidirão o futuro dos estudantes. São os N.O.M.s (N.P.F.s em Portugal) e os N.I.E.M.s (E.F.B.E.s em Portugal) Cada profissão exige diferentes N.O.M.s e N.I.E.M.s, por isso esses exames são importantes para o futuro.

N.O.M.'s / N.P.F.s
Níveis Ordinários da Magia (Brasil) / Níveis Puxados de Feitiçaria (Portugal) (no original, Ordinary Wizarding Levels Examinations - OWLs, que, em inglês quer dizer Coruja) são os exames que os estudantes de Hogwarts realizam ao final do quinto ano. Os alunos escolhem, além das matérias obrigatórias (Poções, Defesa Contra as Artes das Trevas, Herbologia, Transfiguração, Feitiços, Astronomia e História da Magia), algumas que eles mais gostam ou tem facilidade. Para cada disciplina em que obtêm aprovação o aluno recebe um N.O.M., que serve como indicativo das suas inclinações pessoais e das matérias que estudará para prestar os N.I.E.M.s (EFBEs em Portugal)(veja abaixo).

N.I.E.M's / E.F.B.E.s
Níveis Incrivelmente Exaustivos de Magia (Brasil) / Exames de Feitiçaria Barbaramente Extenuantes (Portugal) (no original, Nastily Exhausting Wizarding Test - NEWTs, que, em inglês, quer dizer Salamandra) são os exames finais que os estudantes de Hogwarts realizam ao final do sétimo ano. Os alunos escolhem, dentre as matérias em que foram aprovados nos N.O.M.'s, que provas prestarão nos N.I.E.M's. Para cada disciplina em que obtêm aprovação o aluno recebe um N.I.E.M., que serve como indicativo das suas inclinações pessoais e aptidões, servindo como critério para admissão num trabalho, quando termina a escola.

É interessante comentar que estes dois exames parecem ter relação com o Sistema Educacional Britânico. Os N.O.M's' seriam as provas finais do Key Stage 3, e os N.I.E.M.'s equivaleriam ao GCSE (General Certificate of Secondary Education).
As notas dos alunos seguem essa tabela. É válida para ambos os exames, N.O.M.'s e N.I.E.M's
As notas usadas para a avaliação dos N.O.M.'s e N.I.E.M.'s são:
   
Brasil
Notas de Aprovação Notas de Reprovação
O Ótimo P Passável
E.E(filme); E(livro) Excede Expectativas D Deplorável
A Aceitável T Trasgo
   
Portugal
Notas de Aprovação Notas de Reprovação
B Brilhante F Fraco
E Excede as Expectativas H Horrível
A Aceitável T Troll

Os Fundadores e as Casas de Hogwarts

Sobre os Fundadores

Hogwarts foi fundada por quatro bruxos, os mais poderosos da época, e cada um desses bruxos fundou uma Casa, onde admitiria somente aquele que tivesse certas qualidades prezadas por cada um. São Fundadores os seguintes bruxos:
Godric Gryffindor - Gryffindor (No Brasil, Grifinória)
Rowena Ravenclaw - Ravenclaw (No Brasil, Corvinal)
Salazar Slytherin - Slytherin (No Brasil, Sonserina)
Helga Hufflepuff - Hufflepuff (No Brasil, Lufa-Lufa)
Três dos fundadores coexistiam em harmonia, exceto Slytherin, o mais sagaz, inteligente e astuto. Este acreditava que somente alunos de família inteira de sangue puro feiticeiro deveriam estudar. Como não conseguiu convencer os outros de sua ideia, a lenda (confirmada no segundo livro) conta que antes de deixar a escola, Slytherin construiu uma Câmara, a Câmara dos Segredos ou Câmara Secreta. Nela havia um Basilisco, uma cobra gigantesca que mata com o olhar, que é extremamente rara, que as aranhas temem, nascendo de um ovo de galinha chocado por uma rã. Somente o verdadeiro herdeiro de Slytherin poderia abrir a Câmara. Este herdeiro revela-se ser Tom Riddle, que mais tarde revela-se como o próprio Voldemort, o bruxo das trevas que tentou assassinar Harry Potter durante a sua infância.

Outras Escolas

Há algumas outras escolas de magia mencionadas em Harry Potter e o Cálice de Fogo: Beauxbatons, localizada na França; Durmstrang, provavelmente localizada na Bulgária. Essas duas escolas assumem papel importante no quarto livro, já que são as duas outras escolas europeias mais famosas e juntas, Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang concorrem pela taça do Torneio Tribruxo.
Duas outras instituições de ensino são brevemente citadas no quarto livro, sem que acompanhem outra informação além do nome: O Instituto das Bruxas de Salem, presumivelmente nos Estados Unidos. Outra menção é de uma estudante brasileira, o que implica a possível existência de uma escola no Brasil, mas J.K. Rowling nunca se pronunciou sobre isso.

Proteção

O Castelo de Hogwarts, bem como toda a propriedade, é protegido por encantamentos. É impossível, por exemplo, aparatar no terreno. (Aparatar é o nome que se dá, na série, para desaparecer e reaparecer em outro lugar, um teletransporte por exemplo.) No sexto livro, entretanto, uma permissão especial é concedida por Dumbledore para que os alunos pudessem aprender a aparatar no Salão Principal.
Outra proteção é talvez menos aparente, mas o Salgueiro Lutador de certa forma guarda uma entrada. No terceiro ano de Harry, Dementadores ficam postados às portas do castelo, sendo dispensados ao fim do ano. Precauções antitrouxas, ou seja, pessoas não-mágicas, também são tomadas: se um trouxa olhar, só o que vai ver é uma velha ruína embolorada com um letreiro na entrada PERIGO, NÃO ENTRE, ARRISCADO. Isso sem contar as proteções naturais, como um relevo montanhoso em volta, um lago e uma floresta perigosa. O terreno de Hogwarts aparentemente é não-mapeável, ou seja, assim como as escolas de Beauxbatons e Durmstrang, a escola foi enfeitiçada para tornar-se impossível de localizar em mapas, explicação encontrada no quarto livro Harry Potter e o Cálice de Fogo.
Portanto, Hogwarts é um local seguro, juntando-se fatores mágicos e não-mágicos.
OBS: Também é possível lançar um feitiço antitrouxa em um lugar/propriedade/construção. Se um trouxa for a esse lugar, irá se lembrar de um compromisso urgente e abandonará o lugar.
No último livro, os professores de Hogwarts usam as estátuas para proteger o castelo dos Comensais da Morte.

Draco Dormiens Nunquam Titillandus

Draco Dormiens Nunquam Titillandus é o lema de Hogwarts. Assim como vários elementos da série, a expressão vem do latim arcaico e significa em português "Nunca faça cócegas em um dragão adormecido". A frase aparece no hino de Hogwarts e é usada pelo diretor Dumbledore.

Rúbeo Hagrid

Rúbeo Hagrid - no original Rubeus Hagrid, ou simplesmente Hagrid - é um dos primeiros personagens do mundo dos bruxos a surgir na série de Harry Potter. Perdendo apenas para Alvo Dumbledore, Minerva McGonagall, Lord Voldemort, Açucena (Lílian) Evans,Jonas(Tiago) Potter e o próprio Harry

Um gigante simpático

Hagrid é o guardião das Chaves e dos Terrenos de Hogwarts. Em 1993 ele foi escolhido como professor do Trato das Criaturas Mágicas.

Embora seja muito grande em tamanho, parece que ninguém desconfiava do fato dele ser meio-gigante porque sempre dizia que seu tamanho era por ter sido vítima de um acidente mágico.

Rúbeo Hagrid estudou em Hogwarts de 1940 a 1943, pela casa de Grifinória. Ele sempre gostou de toda espécie de estranhas criaturas e, nessa época, criava uma acromântula chamada Aragog como animal de estimação. Quem conspirou para sua expulsão foi Tom Riddle. Riddle foi pego ao abrir a Câmara Secreta e, havendo lá uma estudante morta, culpa Hagrid e diz que a acromântula era a criatura da câmara que matou a aluna.

O único que acreditou na inocência de Hagrid foi o professor Dumbledore, que na época ensinava Transfiguração. Ele convenceu o diretor Armando Dippet a deixar Hagrid ficar em Hogwarts aprendendo para se tornar Guardião das Chaves e Terrenos. Assim, ele depois passou a ocupar esse cargo e sempre desfrutou de toda confiança.

Logo no primeiro livro é Hagrid quem, cumprindo uma determinação do Diretor da Escola de Magia de Hogwarts, Alvo Dumbledore, leva o bebê Harry Potter para a porta da casa de seus tios trouxas, os Dursley.

Depois, quando Harry completa 11 anos - idade para ingressar na escola dos bruxos - é o encarregado de levar o jovem personagem para ingressar no mundo da magia.

É ele quem conta a verdade sobre a morte dos pais de Harry, sobre Hogwarts, sobre o fato dele ser bruxo, sobre a fama que seu nome carrega. Enfim, o gigante leva o pequeno bruxo até Londres para comprar seu material escolar no misterioso Beco Diagonal. Ali Harry descobre que tem dinheiro no Banco Gringotes, sempre escoltado e protegido por Hagrid. São grandes e maravilhosas descobertas para Harry e grande prazer para Hagrid.

Hagrid é um homem muito doce e gentil, porém gosta demais de uma cerveja e depois de algumas se torna indiscreto. Também é um tanto irresponsável (tentou criar um dragão bebê e também uns seres mestiços que ele chama de Esplosivins e são perigosos).

O grande defeito de Hagrid é sua incontrolável paixão por estranhos e perigosos animais: "Fofo" - um cão tricéfalo tal como o Cérbero da mitologia; os dragões, especialmente, são o seu ponto fraco.

Além dos animais estranhos, o grande Hagrid tem um cão, reflexo do dono, extremamente grande e pacífico: Canino.

Apesar de pouco importante na hierarquia dos bruxos - morando de favor numa velha cabana de Hogwarts - está presente em todos os momentos mais importantes dos acontecimentos que retratam a luta do bem contra o mal no mundo mágico, a partir do surgimento do Lord das Trevas.

Sua descendência de gigantes começou a ser cogitada quando ele conheceu Olímpia Maxime, diretora de Beauxbatons, também meio-gigante, e parece que ter se apaixonado por ela.

O ano de 1995 não foi nada bom para Hagrid, embora felizmente Madame Maxime estivesse ao seu lado para ajudar.

No 2° ano de Harry Potter na escola, seu grande protetor Alvo Dumbledore é afastado de Hogwarts. Porém, todos descobrem a verdade: que não foi Hagrid que abriu a Câmara Secreta, anos atrás, e, sim Tom Riddle.

No 6° ano de Harry e seus amigos na escola, Aragog, sua amada acromântula, morre. E na batalha que acontece em Hogwarts, sua cabana foi parcialmente queimada e quase Canino morre também.


Etimologia

O Seu primeiro - Rúbeo - nome vem do latim ruber, significa avermelhado, e Hagrid vem do inglês antigo hag rid que significa noites mal dormidas, por isso em traduções não originais, recebe o nome de:
Dionísio Izônio, Dionísio pois é o deus do vinho grego, e vinho é avermelhado, que izônio de insônia.
Baco Aípno Baco pois é o deus do vinho romano, e vinho é avermelhado, e Aípno vem do grego áypnos, significa sem sono.


O Professor Hagrid

No terceiro livro da série, Hagrid surpreendentemente é promovido a professor: a ele compete apresentar aos alunos os monstros existentes no mundo mágico.

Sua primeira aula prática reserva a Harry uma grande emoção: aprender a controlar um hipogrifo. Essa aventura proporciona um emocionante voo sobre o animal alado. Mas, para infelicidade do novo professor, Draco Malfoy é atingido pelo animal porque desobedece os ensinamentos de como aproximar-se - e Hagrid tem o seu "bichinho" condenado à morte.

Em meio à trama, Harry e Hermione conseguem salvar o hipogrifo da morte e este, agradecido, os defende do ataque do lobisomem - lado fera do Prof. Remo Lupin.

Quadribol

O campo

 Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
O campo onde o jogo ocorre tem formato oval, com 152 metros de comprimento por 55 de largura e uma área circular de aproximadamente 60 centímetros de diâmetro ao centro, de onde as bolas são lançadas. O campo ainda possui, de cada lado, duas "pequenas áreas" onde se encontram três balizas ou aros, cada uma com 15 metros de altura, em frente às quais se posiciona o goleiro (keeper) para defender os aros da goles, lançada pelos artilheiros (chasers) da outra equipe.


Os jogadores

Os sete jogadores do time ocupam quatro posições dentro do jogo: três artilheiros (chasers), dois batedores (beaters), um apanhador (seeker) e um goleiro (keeper).

Apanhador

A função do apanhador (seeker) é capturar o pomo de ouro. Em cada time de quadribol existe um apanhador, se ele for atingido por um balaço, não pode ser substituído.Os Apanhadores, devem se movimentar por todo o campo para capturar o Pomo de Ouro, porém deve tomar cuidado com os balaços.

Artilheiro

Os artilheiros (chasers) são os únicos, além do goleiro, autorizados a manter a posse da goles; sua função é marcar gols. Cada time possui três artilheiros. São sujeitos aos ataques dos balaços, por isso devem ter grande habilidade para se esquivar deles.Os Artilheiros, devem movimentar a goles pelo campo e tentar marcar pontos arremessando-a por entre os aros.

Batedor

Há dois batedores (beaters) em cada time, equipados com um taco cada. O seu objetivo é afastar com bastonadas os balaços dos jogadores da sua equipa e colocá-los na rota dos adversários, similares a zagueiros. Protegem os apanhadores.Os Batedores, devem rebater os balaços com seus bastões , para dificultar a movimentação dos artilheiros e do apanhador do time adversário.
Em geral são escolhidos rapazes para essa posição, por causa da força física necessária para manejar os tacos e rebater os balaços, mas garotas também podem ser batedoras.
São jogadores que precisam de muita habilidade para voar e ter grande equilíbrio porque, às vezes, é preciso usar as duas mãos para rebater um balaço mais violento.

Goleiro

O goleiro (keeper) é o jogador de quadribol encarregado de defender os três aros, evitando que os artilheiros, de posse da goles, marquem gols. No ínicio do quadribol, os goleiros amarravam-se aos aros com uma corda, para não saírem de perto deles. Hoje, existe uma área que facilita o serviço.Os Goleiros, devem defender todos os arremessos lançados pelos artilheiros, defendendo os aros e passando a goles para os artilheiros de seu time.

Marcando os Pontos

Cada goles lançada por entre os aros, valerá 10 pontos, o time que pegar o pomo de ouro ganha 150 pontos para o seu time, e o jogo acaba. Nem sempre pegar o pomo significa vencer, pois seu time pode ter um desempenho insignificante e ainda sim, seu apanhador pode pegar o pomo, e vocês podem perder.

Manobras

A manobra de Ploy é uma manobra realizada por dois artilheiros para diminuir as defesas adversárias, colocando um ou mais artilheiros fora da jogada por alguns instantes. Um artilheiro, de posse da goles, penetra na defesa adversária e sobe, com o intento de atrair um ou mais adversários a segui-lo; então, ele larga ou atira a goles para um companheiro voando mais abaixo, que vai ter um adversário a menos com que se preocupar por um tempo. Foi mencionada pela primeira vez em Harry Potter e o Cálice de Fogo, durante a Copa Mundial de Quadribol. A "vítima" foi a artilheira búlgara Ivanova.
A finta de Wronski é o movimento mais perigoso e, consequentemente, um dos mais famosos do quadribol. Consiste em um dos apanhadores voar mais alto e mergulhar, de forma a atrair a atenção do outro apanhador, que acha que o adversário viu o pomo de ouro. O objetivo é fazer o apanhador-alvo seguir o realizador da finta, até que o realizador se desvia do chão, surpreendendo o alvo, que colide com o solo.
O rebate duplo é um movimento em que dois batedores rebatem um balaço ao mesmo tempo, imprimindo-lhe uma força capaz de deixar um adversário desacordado
.
A Pancada de Fingbourg é um dos movimentos mais perigosos e eficientes que um artilheiro de quadribol pode realizar. Primeiro ele se aproxima da área e pára por pouquíssimo com a vassoura a 90º, então arremessa a goles para o alto e deixa ela atingir o ponto mais alto na sua trajetória de subida neste nanosegundo em que a goles pára no ar ele desmonta de sua vassoura e a segura como um bastão de beisebol e então acerta com força a goles (agora caindo), realizando um tiro quase indefensável para o goleiro adversário.
A formação de ataque Hawkshead (cabeça de falcão) é a mais usada. Permite aos artilheiros realizarem uma manobra frontal e poderosa, com o portador da goles um pouco mais à frente da formação, que movimenta-se em V. É muito usada pelos ingleses e irlandeses.
A "Slip Groth Roll" consiste no jogador que se coloca à semelhança de uma preguiça, para evitar um balaço.

Vassouras


Ao longo da série são mencionadas seis diferentes marcas de vassoura: Nimbus, Silver Arrows, Shoting Star, Comet, Cleansweep e Firebolt.

Firebolt

A Firebolt (Flecha de Fogo na versão portuguesa) é a vassoura mais rápida do mundo. Harry Potter, é um dos poucos proprietários desse modelo. O time internacional da Irlanda utilizou sete dessas vassouras para a Copa Mundial de Quadribol. Vassoura fabricada com tecnologia de ponta, a Firebolt possui um cabo de freixo, nanofino e aerodinâmico, acabamento com resistência de diamante e número de registro entalhado na madeira forte. As cerdas da cauda, em lascas de betula, uma planta dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia, selecionada à mão, foram afiladas até atingirem a perfeição aerodinâmica, dotando a Firebolt de equilíbrio insuperável e precisão absoluta. A Firebolt atinge 240km/h em dez segundos e possui um freio de ação inquebrável!

Copa Mundial de Quadribol

A Copa Mundial de Quadribol (Taça Mundial de Quidditch, na versão portuguesa) é o torneio mais importante de quadribol. É disputado pelas seleções nacionais de diferentes países.
No quarto livro da série, Harry Potter e seus amigos assistem à final de uma das edições desse campeonato. A equipe da Irlanda vence a partida, mesmo com o apanhador da Bulgária, Viktor Krum, marcando 150 pontos ao apanhar o pomo-de-ouro.

Quadribol da série Harry Potter
Movimentos | Equipes | Copa Mundial
Posições
Artilheiro | Batedor | Goleiro | Apanhador
Bolas
Goles | Balaço | Pomo de ouro
Categoria: Quadribol


Torneio Tribruxo


O Torneio Tribruxo (no Brasil) ou Torneio dos Três Feiticeiros (em Portugal), é um campeonato entre escolas de magia, no qual é selecionado um representante (chamado campeão), através do Cálice de Fogo, para cada uma das três escolas participantes. Os campeões realizam, ao longo do ano, três tarefas diferentes e o vencedor recebe mil galeões.

O torneio não ocorria a algumas centenas de anos, devido ao risco que representava para a vida dos campeões, só voltando a ser realizado com a adoção de novas regras, que garantiam maior segurança aos campeões, sendo que uma das novas medidas é proibir a participação de alunos menores de idade. Em 1994 quando o aluno Cedrico Diggory morreu no final da última prova, Cornelius Fudge surgeriu que as regras do torneio fossem mudadas novamente com mais segurança assim alunos de 14 a 18 anos poderiam participar, e o torneio ao invés de ter ocorrido em 1998 ocorreu em 1999 com novas regras, e mais uma vez um aluno de Hogwarts foi campeão com a ajuda da nova diretora Minerva McGonagall.



Cálice de Fogo

O Cálice de Fogo é um artefacto mágico que escolhe de maneira imparcial, dentre os nomes depositados nele e independentemente da idade, um campeão para cada uma das escolas participantes do Torneio Tribruxo.

Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, devido as novas regras do Torneio Tribruxo, Dumbledore colocou um círculo etário, um feitiço que impede aos menores de 17 anos de se aproximarem do cálice para colocar os seus nomes, para que nenhum aluno pudesse passar a linha de idade.

Por ser um feiticeiro menor de idade, Harry estava impedido de participar da selecção para o torneio, mas, estranhamente, o seu nome é escolhido, juntamente com o de Cedrico Diggory, para representar Hogwarts.



Tarefas

As tarefas são realizadas pelos campeões de cada escola.

As três Tarefas do Torneio, no ano de 1994 realizadas em Hogwarts, serão disputadas por:
Vítor Krum campeão do Instituto Durmstrang
Fleur Delacour campeã de Beauxbatons
Cedrico Diggory campeão da Lufa-Lufa - Hogwarts
Harry Potter campeão da Grifinória - Hogwarts


1ª Tarefa

Na Primeira Tarefa cada campeão sorteia um dragão:
Fleur Delacour: Verde de Gales/Verde-Galês
Vítor Krum: Bola-de-Fogo Chinês/Meteoro-Chinês
Cedrico Diggory: Focinho-Curto da Suécia/Focinho-Curto Sueco
Harry Potter: Cauda-de-Chifre da Hungria/Rabo-Córneo Húngaro

Após sortear o dragão cada um enfrenta o seu dragão para apanhar um ovo de ouro da ninhada dos outros ovos do dragão. Esse ovo continha uma pista sobre o que seria a próxima tarefa, sem essa pista os campeões não poderiam passar para a próxima tarefa.


2ª Tarefa

Como dito na pista do ovo de ouro os campeões deveriam procurar no fundo do Lago Negro um grande tesouro (pessoa importante) que lhes tinha sido roubada uma hora antes da prova e afogado. Eles deveriam achar uma maneira de poder respirar de baixo de água durante uma hora para poder encontrar o seu "Tesouro" no fundo do lago e ainda passar por criaturas aquáticas que estão protegendo o tesouro para que os campeões não a apanhem.
Fleur Delacour: Gabrielle Delacour (Irmã)
Vítor Krum: Hermione Granger (Ficante)
Cedrico Diggory: Cho Chang (Namorada)
Harry Potter: Rony Weasley (Melhor amigo)

Fleur Delacour foi a 1ª eliminada da prova, foi forçada a sair. Harry, teve muita coragem e salvou Gabrielle, mesmo não sendo sua refém.


3ª Tarefa

A última tarefa do torneio.

Nesta Tarefa os campeões entram num labirinto mágico, onde vão ter de encontrar a Taça Tribruxo que estava escondida dentro dele.

Para dificultar a Tarefa, as paredes do labirinto movem-se e fecham-se passagens constantemente deixando os campeões confusos, além de criaturas mágicas, como explosivins e esfinges (porém, ambos não aparecem no filme) Fleur, é sugada por uma das paredes e é eliminada do torneio e assim perdendo.

Como a tarefa era difícil e perigosa se um campeão quiser abandonar a tarefa e só soltar faíscas vermelhas da sua varinha no céu para sair da prova.


Baile de Inverno/ Baile de Natal

Durante o Torneio Tribruxo, é habito a escola anfitriã oferecer um baile no período do Natal para propiciar o intercâmbio e desenvolver a amizade entre os alunos das escolas participantes. Os meninos devem chamar as meninas para ir, e quem aceitar estará "comprometida" com o par. Nenhum menino deve chamar mais de uma menina.

A abertura do baile é feita pela banda anfitriã As Esquisitonas (The Weird Sisters) e pelos campeões das escolas e os seus pares, sendo que no Torneio Tribruxo em Hogwarts os pares que abriram o baile foram os seguintes:
Fleur Delacour: campeã de Beauxbatons e Roger Davies, aluno da Corvinal
Cedrico Diggory, campeão da Lufa-Lufa e Cho Chang, aluna da Corvinal
Harry Potter, campeão da Grifinória e Parvati Patil, aluna da Grifinória
Vítor Krum: o campeão do Instituto Durmstrang e Hermione Granger, aluna da Grifinória











Família Lovegood

Xenophilius Lovegood (na versão brasileira Xenofílio Lovegood (filme) ou ainda Xenófilo Lovegood (livro)) é um personagem secundário da obra de J. K. Rowling, Harry Potter. Xenophilius é o editor da revista bruxa O Pasquim (no original The Quibbler), onde são abordados os temas mais improváveis do mundo e onde quase tudo é mentira. É um grande caçador de Bufadores de Chifre Enrugado (no original Crumple Headed Snorkacks), coisa em que Hermione não acredita. Xenophilius é viúvo já que sua mulher morreu fazendo experiências com feitiços muito perigosos quando sua filha, Luna Lovegood, tinha apenas 9 anos. Ele e a filha moram perto da família Weasley, numa casa que tem o formato de um cilindro e um jardim diferente.
 Sua primeira aparição é no livro Harry Potter e as Relíquias da Morte, no capítulo O Casamento. Neste capítulo ele é apresentado como vestindo roubas amarelo-gema, com um cabelo com a textura de algodão doce. Nessa festa, Vítor Krum o vê usando um pingente numa corrente, e diz a Harry que estava resistindo ao impulso de duelar com ele. O pingente, que era um triângulo equilátero com um círculo e um traço dentro, era, segundo Krum, o sinal de Gellert Grindelwald, o bruxo das trevas vencido por Alvo Dumbledore. Xenophilius diz que não é nada disso: o símbolo é o sinal das Relíquias da Morte, a Varinha das Varinhas (Elder Wand) é o traço, a Pedra da Ressureição (Ressurection Stone) é o círculo e a Capa da Invisibilidade (Invisibility Cloak) é o triângulo.

Xenofílio sempre esteve do lado de Harry, acreditando nele. Mais tarde, ele explica a Harry, Rony e Hermione sobre as Relíquias da Morte, mas na verdade ele está armando uma emboscada para eles, esperando capturá-los em troca de sua filha, que foi seqüestrada pelos Comensais da Morte em consequência da oposição da sua revista ao Ministério da Magia.


  Luna Lovegood Scamander (Evanna Lynch - 1991) é uma personagem fictícia da série literária Harry Potter. Ela é descrita como uma figura excêntrica que usa, entre outros adereços estranhos, um colar feito de rolhas de cerveja amanteigada. O pai de Luna é o editor de uma revista sensacionalista do mundo bruxo chamada Pasquim. As matérias da revista são quase sempre ridículas, estúpidas e mentirosas, mas Luna acredita firmemente nelas e, por isso, muitos a consideram esquisita. Luna defende suas crenças, seu pai e o Pasquim dos insultos de outros personagens, como Hermione Granger. Ela é uma grande amiga de Gina Weasley.

As Aulas em Hogwarts são estudas em vários locais do castelo. Algumas, como Feitiços, são ensinadas na sala de aula no interior do castelo. Outras têm lugar nas estufas (Herbologia), nas masmorras (Poções), no topo de uma torre (Astronomia), ou mesmo fora por motivos do tipo de ensino (Vôo e Trato de Criaturas Mágicas). A campainha toca em todo o castelo para sinalizar o começo e o término das aulas.
Os professores variam enormemente em suas habilidades como instrutor e na sua especialização. Muitos estão entre os mais qualificados em suas áreas, mas existe uma variação considerável em relação à sua real habilidade em liderar com os seus alunos a aprender os seus assuntos.

Defesa Contra as Artes das Trevas

"Defesa Contra as Artes das Trevas" é matéria de Hogwarts que ensina os bruxos a se defenderem contra os feitiços, azarações e maldições considerados como Artes das Trevas. Também reconhece e ensina como acabar com várias criaturas das trevas. Há uma lenda de que o cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas (DCAT) é amaldiçoado, pois nenhum professor fica mais de um ano. Em Enigma do Pri­ncipeHarry conclui­ que isso acontece desde que Voldemort, ainda como Tom Riddle, foi pedir esse cargo para Dumbledore e ele o recusou.
Matéria de suma importância para qualquer um que deseje sobreviver no mundo mágico. Seu propósito é fornecer recursos para que os bruxos possam se defender contra feitiços, azarações e maldições expessos por outros bruxos, contraido pela as Artes das Trevas, e se proteger das Criaturas das Trevas.

Lista de Professores de Defesa Contra as Artes das Trevas


1895-1945: A professora Galatea Merrythought é a professora de Tom Marvolo Riddle, cujo mais tarde vêm a ser Lord Voldemort.
1° Ano: Em 1991, o Dumbledore escolhe para esse cargo o professor Quirinus Quirrel, antes professor de Estudo Dos Trouxas, que é servo de Voldemort, o deixando viver em sua nuca. No final do ano, Quirrel morre.
2° Ano: Em 1992, Dumbledore escolhe como professor o famoso autor de O meu eu mágico, o sorridente e trapalhão Gilderoy Lockhart, que acaba perdendo a memória.
3° Ano: Em 1993, Dumbledore escolhe para esse cargo um velho amigo dos pais de Harry, que na verdade é um lobisomem, Remo Lupin (o melhor professor de defesa contra as artes das trevas que Harry havia conhecido até então). Lupin se demite.
4° Ano: Em 1994, ano do Torneio Tribruxo, o professor escolhido foi Alastor Moody o Olho-Tonto. Só que este não deu sequer uma aula pois foi substituído por um Comensal da Morte. O professor na verdade foi Bartô Crouch Jr. que usando a Poção Polissuco fingiu o ano inteiro ser Alastor Moody, Bartô Crouch Jr. e´preso e demitido.
5° Ano: Em 1995, Dumbledore não consegue encontrar um professor, e o Ministério da Magia decide dar o cargo à odiosa Dolores Joana Umbridge, para espionar o diretor. No entanto além de todas as maldades e desmandos, ela insultou um membro da manada de centauros da Floresta Proibida, e o centauro levou-a para longe, batendo nela brutalmente.
6° Ano: Em 1996, Severo Snape enfim consegue o cargo que tanto desejava, o de Professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, e no mesmo ano mata Dumbledore, por dois motivos: um voto perpétuo feito com Narcisa Malfoy e um acordo com Dumbledore, feito um ano antes,Snape larga o cargo por motivos mais importantes
7º Ano: Em 1997, Harry não está mais em Hogwarts, e depois da morte de Dumbledore, no auge da Segunda Guerra do Mundo Bruxo, Severo Snape assume a direção da escola. Um Comensal chamado Amico Carrow assume as aulas que agora se transformaram em só Artes das Trevas, depois ele desiste, pois Harry matou o lord das trevas
Resumindo todo professor larga o cargo por algum motivo importante.


Feitiços/Encantamentos

Livros - Livro padrão de feitiços, Quintessência: uma busca, Antologia de feitiços do século XVIII.
É o tipo de magia em que se pode encantar um objeto para que ele aja de maneira diferente do normal. Feitiços engloba praticamente tudo que não seja Transfiguração (feitiços que mudam a natureza de um objeto).
Pode-se dizer que, se um tipo de magia não é transfiguração então se encaixa em feitiços. Um feitiço pode fazer um objeto piscar de cores variadas, pode fazer algo levitar, pode fazer uma pessoa dançar ou rir, pode criar uma bolha de ar em volta da cabeça de alguém. Em todos esses casos, o objeto ou a pessoa não sofre modificações, apenas faz uma coisa inesperada, diferente do habitual.
Alguns feitiços são extremamente poderosos. O Feitiço Fidelius, por exemplo, pode esconder por completo uma pessoa ou um lugar, de modo que ninguém, exceto o Fiel do Segredo dê a localização. Feitiços de memória podem ser tão fortes que são capazes de remover totalmente a memória de uma pessoa e até danificar sua mente para sempre.
Feitiços são praticamente o oposto das maldições, a maior parte dos feitiços é positiva, enquanto que as maldições possuem um fundo negativo, mau. Isso não quer dizer que feitiços sejam uma magia fraca; um feitiço bem escolhido é uma ferramenta mágica poderosa inclusive contra azarações e maldições.
Em todos os anos em que Harry estudou em Hogwarts, o professor Filius Flitwick foi quem lecionou a matéria.

Transfiguração

Ensina transformação através da magia, a mudança de um objeto em outro.
Alunos até o quinto ano aprendem tópicos da transfiguração de objetos e animais, também os feitiços de conjuração que no máximo fazem aparecer coisas pequenas e de desparecimento.
As classes de NIEM aprendem desaparecimento e conjuração de coisas grandes e também transfiguração humana.
A professora desta matéria é Minerva McGonagall. Há cinquenta anos atrás essa matéria era ministrada pelo professor Dumbledore.

Poções

Livros:Mil Ervas e Fungos Magicos
Na disciplina Poções, os alunos aprendem a fabricar, manusear e utilizar poções, antídotos e soros.
Essas misturas, na maioria das vezes devem ser bebidas para criar o efeito esperado.
Os ingredientes vão do mais comum ao mais bizarro e fantástico, e os procedimentos para criar as poções podem ser complicados e levar bastante tempo.
Entre os professores que ensinaram esta matéria estão Horácio Slughorn e Severo Snape.

Herbologia

Livros – Enciclopédia de toadstools (espécie de fungo venenoso), Árvores do Mundo que se Alimentam de Carne, Plantas mágicas aquáticas do Mediterrâneo, Mil ervas e fungos mágicos.
Estuda plantas mágicas em geral, os fungos e suas propriedades, incluindo como cuidar das plantas, suas propriedades mágicas e seu uso.
Algumas plantas mágicas são ingredientes básicos para poções, outras fazem efeito por conta própria.
É uma matéria relativamente simples mas exige muito cuidado pois a maioria das plantas ou são venenosas ou atacam quem as toca (como o Bulbo Saltador). Com o passar dos anos os alunos estudam plantas de manuseio mais difícil e delicado.
As aulas de Herbologia são ministradas nas estufas e incluem trabalhos manuais, como replantar mandrágoras, cuidar de Bobotúberas (cujo pus puro causa bolhas na pele e é usado no combate às espinhas), lidar com Arapucosos, e fezes de dragão é utilizado como adubo. A Grifinória costuma ter aulas de Herbologia junto com a turma da Lufa-lufa.
A professora da matéria é a Professora Pomona Sprout que é sucedida por Neville Longbottom, por volta de 2017. No tempo do Director Dippet, a disciplina era administrada pelo Professor Herbert Beery.

Vôo ou Quidditch

Livro - Quidditch Através dos Séculos, A Arte de Uma Vassoura, Não Ande... Voe.
Matéria obrigatória apenas para os alunos do primeiro ano, ensina como voar corretamente numa vassoura. Se o aluno quiser estudar mais avançadamente esta matéria, ela já passa a ser uma extra curricular. É uma matéria que exige muita atenção até que você aprenda a voar.
Vôo é uma matéria, praticada ao ar livre, porém, também tem sua sala de aula, para a aplicação de provas, e aulas com utilização do material de escrita e leitura. A professora é Madame Rolanda Hooch. Ela começou a dar aulas em Hogwarts 3 anos antes de Harry Potter e a Pedra Filosofal, e parou no 6º ano de Harry em Hogwarts, pois foi servir ao Ministério da Magia. Madame Hooch, é uma professora amigável, e não exige muita serenidade em suas aulas, mas é muito severa em relação as regras.

História da Magia

Livros – História da magia, Teoria da magia, História da magia medieval, História da magia moderna.
Discursos sobre episódios da história do mundo mágico, como as Rebeliões dos Duendes (século XVII) e as Guerras dos Gigantes (século XIX). É uma das matérias mais chatas de Hogwarts, o professor passa a aula toda lendo, no mesmo tom monótono e os alunos praticamente se desligam a aula inteira, mesmo a matéria sendo de alta importância para os N.O.M.s.
O professor Binns ensina a matéria, ele é o único professor fantasma da escola.

Astronomia

É uma matéria comum mesmo para os trouxas sangue ruins, a diferença é que por vezes dá-se interpretações mágicas a certos fenômenos.
Não se sabe quais são os livros usados mas os N.O.M.s têm teoria e prática. Os encontros são à meia noite no alto da Torre de Astronomia.
Os deveres, pelo menos no quinto ano para Rony e Harry são complexos, basta ver o trabalho sobre as luas de Júpiter que eles fizeram. Durante os N.O.M.s os alunos do quinto ano tiveram que preencher uma tabela localizando e identificando corretamente diversos corpos celestes visíveis então.
Quem ensina a matéria é a professora Aurora Sinistra

Matérias Opcionais

São matérias que os alunos de Hogwarts podem escolher entre estudar ou não estudar durante os 3º, 4º, 5º, 6º,7º anos de estudo em Hogwarts. Como todas as outras matérias são facultativas nas classe de NIEMs.

Duelos

Ministrada durante o segundo ano de Harry em Hogwarts pelos professores Gilderoy Lockart e Severo Snape. Para além da referência contemporânea de Harry no livro e no filme, é-nos sugerido que já fora ensinada antes. Isto porque é dito que o professor Flitwick foi campeão durante o seu tempo de aluno. Em Duelos aprende-se a se defender e atacar os seus inimigos com precaução.

Adivinhação

Livros: Esclarecendo o Futuro, de Cassandra Vablastky, Oráculo dos sonhos.
Adivinhação é uma matéria de Hogwarts que ensina como ler folhas de chá, ler a palma da mão, bolas de cristal e ainda como interpretar sonhos. Como o próprio nome já diz, é uma arte mágica voltada para o futuro, e os aprendizes devem ter em mente que nem sempre as adivinhações estão corretas, sendo assim um ramo muito cheio de hipóteses. Essa matéria era ensinada apenas pela professora Sibila Trelawney até 1995-1996, após o que, as aulas passaram a ser divididas entre ela e Firenze.
Curiosidades: O nome da autora de Esclarecendo o Futuro é o mesmo da tetratetratetravó da Professora Trewnlay.

Runas Antigas

Livros - Aprendendo Runas Antigas. Hieróglifos e Logogramas Mágicos, além do Silabário de Spellman.
Aulas de interpretação de runas, pedras com letras do alfabeto viking, que ajudam a desvendar o futuro.
As Runas são um conjunto de alfabetos relacionados que usam letras características (as runas) e eram usadas para escrever as línguas germânicas, principalmente na Escandinávia e nas ilhas Britânicas. Elas lembram pedras pré-históricas, símbolos pictórios gravados pelos antigos, que não conheciam a escrita.
A mitologia nórdica nos conta sobre a criação e o fim do mundo, de deuses e divindades, suas vidas e mortes… Originalmente, os mitos foram repassados oralmente.
A maioria da tradição escrita que nós conhecemos hoje, não foi escrita até o século XIII. Os mitos são parte de um passado distante e foram de vital importância para o povo escandinavo.
Os primeiros documentos escritos são caligrafias e manuscritos.
Por volta de 250 a 150 a.C., uma tribo germânica teve o senso fonético, que ficou conhecido como FUTHARK (devido às seis primeiras runas: F-U-TH-A-R-K). Através deste processo, teria sido criada a escrita alfabética, partindo de um modelo encontrado no Norte da Itália.
A partir destes grifos, surgiram as Runas, cujo significado é "coisa secreta". Seus praticantes conhecidos como "praticantes de Rumenal" (O Correto é RUNeMal, de RUNas), que sacudiam a bolsa que continham as pedrinhas e espalhavam-nas no chão, interpretando seus significados, através de seus símbolos invertidos ou não.
Basicamente, o alfabeto conhecido como Futhark (ou Elder Futhark) é o mais antigo alfabeto rúnico conhecido.
Ele é formado por símbolos retos, pois desse modo seu entalhe em pedras e troncos era mais símples do que se fosse baseado em caracteres arredondados, como o do alfabeto arábico, utilizado por nós!

Aritmância

Livros – Nova teoria da numerologia, Numerologia e gramática.
Aritmância é um ramo da magia que está ligada às propriedades mágicas dos números. Quem pratica Aritmância é chamado Aritmancer (aritmancista). Por exemplo, em 1200, Bridget Wenlock, uma famosa Aritmancer, descobriu as propriedades mágicas do número sete.
Um N.O.M de aritmância é necessário para concorrer a um emprego de desfazedor de feitiços no Banco Gringotes.
Aritmância é ensinada pela professora Septima Vector. Nas suas aulas, os alunos devem estar aptos a escrever trabalhos e compreender os complicados gráficos numéricos, que são parte do dever de casa. Hermione Granger é a única aluna da Grifinória em seu ano (1993) que tentou um N.O.M nesta matéria (é sua matéria favorita).

Estudo dos Trouxas

Livro - Vida doméstica e hábitos sociais dos Trouxas britânicos.
Estudo dos Trouxas é uma matéria opcional de Hogwarts, que Hermione resolve cursar em seu terceiro ano, apesar de ter nascido trouxa. As aulas incluem figuras mostrando trouxas erguendo objetos pesados sem usar magia. Os alunos aprendem a importância da eletricidade para a tecnologia dos trouxas, entre outros assuntos.A matéria dá ênfase aos aspectos físicos da vida sem magia, não há menção sobre as diferenças culturais. É ensinada pela professora Caridade Burbage até Relíquias da Morte quando é morta por Voldemort (Tom Riddle) e depois de sua morte Aleto Carrow aplica a matéria que se torna obrigatória e ensina como os trouxas são um lixo e assim devem ser tratados.

Matérias extra-curriculares

Nos filmes e nos jogos de video inspirados nos livros, Hogwarts oferece uma série de aulas suplementares, tais como:

Estudos Antigos

Ancient Studies no original. Aulas sobre magia e povos antigos, como os egipcios. Aparece em Harry Potter e a Câmara dos Segredos (versão GBC)

Música Muggle/Trouxa

Muggle Music no original. Aulas sobre música muggle/trouxa. Aparece em Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara dos Segredos (versão GBC)

Arte Muggle/Trouxa

Muggle Art no original. Aulas sobre pintura muggle/trouxa. Aparece em Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara dos Segredos (versão GBC)

Estudos Espectrais

Tradução livre de Ghoul Studies, no original. Aulas sobre espectros, fantasmas e poltergeists. Aparece na versão do Mapa do Salteador/Mapa do Maroto vendida pela Noble Collection (réplica do mapa visto no filme Harry Potter e o Prisoneiro de Azkaban).

Professores Mortos

Quirinus Quirrell lecionou Defesa Contra as Artes das Trevas em Hogwarts nos anos de 1991-1992, e morreu no final do ano letivo. Como era servo de Voldemort e concordara em dividir seu corpo com ele, Quirrel morreu ao ser tocado por Harry, pois Voldemort não podia encostar no garoto.
Caridade Burbage ensinou em Estudo dos Trouxas Hogwarts entre o segundo semestre de 1991 e o primeiro semestre de 1997, quando é morta por Voldemort e substituída pela Comensal da Morte Aleto Carrow, que ensina a matéria no período correspondente ao sétimo ano de Harry em Hogwarts (1997-1998). Vale ressaltar que enquanto Aleto Carrow ensinou essa matéria, ela passou a ser obrigatória e seguia as ordens do Ministério da Magia (controlado na época por Voldemort, através do comensal Pio Thicknesse) e do então diretor de Hogwarts, Severo Snape, ensinando aos alunos a inferioridade dos trouxas assim como dos sangues-ruins, seguindo o lema vigente do ministério, "Magia é Poder". Alvo Dumbledore é morto por Severo Snape no livro e filme Harry Potter e o enígma do príncipe




Hogsmeade

Hogsmeade

Vilarejo Hogsmeade, ou simplesmente Hogsmeade é o único estabelecimento na Grã-Bretanha habitado unicamente por seres mágicos, e está localizada a noroeste da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Criada por J. K. Rowling para a série Harry Potter, têm pequenas casas e lojas. É ligada Hogwarts apenas por uma estrada, e separada pelo lago, é aonde tem a estação de trem na qual os alunos chegam. Os estudantes também podem visitar a vila em dias marcados, com permissão de seus encaregados de educação.

A vila foi fundada mais ou menos junto com Hogwarts, pelo bruxo Hengist de Woodcroft, que fugia da perseguição dos trouxas. A vila serviu como quartel-general dos bruxos contra a Rebelião dos Duendes em 1612. Talvez, seja por isso que existam tantas passagens secretas entre a vila e a escola, encontrada pelos Marotos.


Cabeça de Javali

Dono: Aberforth Dumbledore

Uma pequena taberna, numa rua lateral da rua principal. Atrai um tipo de clientela pior do que o Três Vassouras. O bar consiste num pequeno salão, que cheira fortemente algo que lembra cabras. Os alunos de Hogwarts não são proibidos de entrar, enquanto é recomendado trazer os próprios copos. Foi neste local aonde Hagrid ganhou um ovo de dragão de um estranho homem, num jogo de cartas. É lá que foi criada a AD, Armada de Dumbledore, um grande treinamento em que Harry Potter ensina na prática os membros a se protegerem de quem se utiliza de arte das trevas. Foi proposta por Hermione Jane Granger, para a eventualidade dos membros da armada encontrarem Voldemort ou os seus seguidores, os Comensais da Morte.


Café Madame Puddifoot

Dona: Madame Pudiffot

Uma pequena loja, situada numa rua lateral da rua principal. Com pequenas mesas circulares, ela tem toda uma decoração bastante aconchegante. Por isso, é frequentada por casais de alunos de Hogwarts. Possui uma decoração especial no Dia dos Namorados, incluindo pequenos cupidos dourados que jogam confetes rosas.

Por razões desconhecidas, o café de Madame Puddifoot atrai os casais. Harry Potter e Cho Chang saíram juntos para o café pela primeira (e última) vez. A decoração do Dia dos Namorados lembrou Harry o escritório da professora Dolores Umbridge. Naquele momento, Harry e Cho brigam, pois ela queria falar sobre Cedrico Diggory e Harry não. Depois do encontro, Harry sai muito confuso.


Casa dos Gritos (Brasil) / Cabana dos Gritos (Portugal)

Considerada a casa mais mal-assombrada da Grã-Bretanha, até os fantasmas de Hogwarts a evitam, porque dizem que lá é o lar de uma estranha figura. Atualmente, se sabe que a casa servia como asilo para o lobisomem Remus Lupin ficar nas noites de lua cheia, quando estudava em Hogwarts. Existia um túnel entre o Salgueiro Lutador, nos jardins da escola, até a Casa dos Gritos.

Quando Lupin se transformava obviamente ele gritava e produzia barulhos estranhos, além dos barulhos provocados pelos seus amigos, então as pessoas que moravam por perto pensavam (e ainda pensam) que a casa era mal assombrada; os Marotos não tiveram objeções a essa fama da casa porque assim as pessoas se mantinham afastadas, principalmente em noites de lua cheia.


Correio

Tem mais de 500 corujas, de todos os tamanhos, esperando para carregar mensagens. De cores e tamanhos variados, algumas só fazem entregas locais. As aves ficam sentadas em poleiros e têm códigos de cores diferentes, de acordo com a urgência da mensagem.


Dedos de Mel

Dono: Ambrosius Flume e sua esposa

Doceria na qual, além de venderem uma variedade enorme de doces, ainda produzem muitos destes, além de enormes barras de chocolate. No depósito da loja, encontra-se uma passagem secreta que leva até Hogwarts. Suspeita-se que nem os donos do estabelecimento tenham conhecimento da passagem secreta, já utilizada por Harry em uma de suas aventuras. Há doces de todos os tipos, para bruxos e bruxas, e até para vampiros (pirulitos com gosto de sangue). É conhecida como a maior lojas de doces da Grã-Bretanha.

Os doces da Dedosdemel conhecidos incluem varinhas de alcazus, sapos de chocolate, sapos de creme de menta, bombons explosivos, Blacial flocos de neve, delícias gasosas, penas de algodão doce, Madame borboleta, Feijõezinhos de todos os sabores, tabletes de nugá, caramelos cor de mel, vários tipos de bombons, quadrados cor-de-rosa de sorvete de coco, chicles de baba e bola, fio dental de menta, diabinhos negros de pimenta e ratinhos de sorvete.


Dervixes e Bangue

Loja de instrumentos mágicos e artigos sortidos, que vendem produtos como bisbiloscópios. Está localizada no final do povoado, próximo à montanha em que Sirius Black se escondeu quando voltou à Grã-Bretanha.


Estação de trem

Situada perto de Hogsmeage, ela é a parada final do trem que sai de Londres, na Plataforma Nove e Meia, também chamada de Plataforma Nove e Três Quartos nos filmes, em King´s Cross. É nesta estação que os alunos de Hogwarts chegam, os alunos do primeiro ano vão até o castelo da escola de barco, enquanto o resto dos alunos vão por carruagens puxadas por testrálios invisíveis às pessoas que nunca presenciaram a morte. Para chegar na estação de trem é preciso atravessar uma barreira mágica entre a plataforma 9 e 10.


Loja de Penas Escribas

Localizada na Rua Principal. Foi onde a Hermione Granger comprou uma pena de faisão dourada e preta de escrever. Lá se encontra uma enorme variedade de penas, de todas as cores, tipos e tamanhos. É uma pequena loja e as vitrines mostram as mais belas e caras penas que estão a venda no lugar.


Trapobelo Moda Mágica

Loja de roupas bruxas, que também tem filiais no Beco Diagonal, em Londres e em Paris. Vendem todos os tipos de roupas, incluindo estranhas meias.


Três Vassouras

Dona: Madame Rosmerta

Ponto de encontro para beber cerveja amanteigada, embora sirva também água de gilly, rum de groselha, abóboras espumante e o Velho Uísque de Fogo Ogden. Foi ali que Harry escutou a história de Sirius Black, que depois provou-se estar errada. Possui mesas, cadeiras e um grande espelho sobre o bar. E ainda tem uma pequena sala de reunião no segundo andar, aonde professores de Hogwarts e membros do Ministério se encontram. É também responsável pelo melhor hidromel envelhecido em barris de carvalho.


Zonko’s

Um dos lugares preferidos dos alunos de Hogwarts em Hogsmeade. Vendem todos os tipos de travessuras, como bomba de bosta, sabão de ovas de sapo, snap explosivo, soluços doces e xícara que morde nariz. Foi fechada em 1996. Os irmãos Fred e Jorge Weasley abriram uma franquia da loja denominada Gemialidades Weasley no local após o fechamento da Zonko`s.